Novo Zabbix 7.0 LTS
17 minutos
Zabbix versão 7.0 LTS está aqui!
A nova versão do Zabbix 7.0 LTS traz uma série de inovações interessantes.
Contate-nos para uma consulta gratuita | CONTACTE-NOS PARA UMA CONSULTA E DEMO GRATUITA |
Preparamos novos webinars e workshops temáticos para você | o que há de novo no zabbix 7.0 lts (CZE)
atualize para a versão mais recente 7.0 (CZE) INSTALAÇÃO DO ZABBIX 7.0 EM 5 MINUTOS (CZE) WORKSHOP: Monitoramento ZABBIX 7.0 com item do navegador usando selenium (CZE) Workshop: proxy zabbix 7.0 em alta disponibilidade e balanceamento de carga (CZE) |
Cursos de treinamento para a versão mais recente do LTS (Zabbix 7.0) | MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CURSOS DE TREINAMENTO |
Você também pode clicar em nosso DEMO Zabbix. A confirmação de login pode ser feita clicando em „faça login como convidado” botão | ENTRAR NA DEMO DO ZABBIX |
Novos widgets
Widget de medidor – Este widget permite exibir o valor medido em uma escala com visualização precisa, semelhante a um relógio. Isto permite uma avaliação rápida e fácil do status das métricas ou indicadores monitorados. O widget Gauge é ideal para exibir medições como temperatura, umidade, taxa de transmissão de dados ou qualquer outro indicador numérico. Uma ampla gama de opções de configuração está disponível.
Widget de torta – Este widget no Zabbix oferece várias opções de visualização de dados usando dois tipos básicos de gráficos de pizza: Pie e Donut.
- O gráfico de pizza é uma representação clássica da proporção de elementos individuais dentro de um conjunto de dados específico. Cada elemento é representado como uma fatia da torta, com o tamanho da fatia em relação ao seu valor ou porcentagem em comparação com os outros elementos.
- O gráfico de rosca é uma variação do gráfico de pizza que adiciona espaço vazio no centro, criando um efeito de “rosquinha”. Esta visualização permite exibir informações ou rótulos adicionais no centro do gráfico, que podem fornecer mais detalhes ou contexto.
Com essas duas visualizações, os usuários do Zabbix podem visualizar facilmente os dados usando gráficos de pizza e obter uma visão geral da proporção de elementos individuais em seu conjunto de dados. Dessa forma, eles podem identificar rapidamente tendências, distribuições ou relacionamentos entre os dados.
Widget de favo de mel – Este novo widget adicional permite criar blocos de informações hexagonais em estilo colmeia, exibindo estatísticas e informações de ambos os lados em uma unidade. O widget pode filtrar por hosts, grupos de hosts, tags de hosts, tags de itens e padrões de itens. Cada célula contém o nome do item ou host e sua cor muda dependendo de um valor específico.
Aqui você pode ver as opções de configuração disponíveis para este novo widget:
Widget Principais gatilhos – Neste widget, você pode ver os gatilhos que mudaram de estado com mais frequência durante o período de avaliação, classificados pelo número de mudanças de estado. Você também pode filtrá-los por hosts, grupos de hosts, tags, nome do problema e gravidade. Além disso, existe uma opção para definir o número de linhas exibidas.
Widget Navegador de Host – O widget Host Navigator permite que os usuários alternem facilmente entre diferentes hosts por meio de uma interface interativa. Com o recurso Override Host, ele pode influenciar as configurações de widgets adjacentes, como Item Widget, Honeycomb Widget e Gauge Widget com base no host selecionado. Isto proporciona aos usuários a capacidade de ajustar a exibição de forma rápida e eficiente de acordo com o contexto do host escolhido, melhorando a interatividade e a experiência do usuário.
Widget Navegador de Itens – O widget Item anvigator permite aos usuários navegar facilmente entre diferentes itens por meio de uma interface interativa. Com o recurso de seleção de itens em widgets compatíveis, como o Item Widget e o Plain Text, ele tem a capacidade de exibir valores com base na seleção feita no Item Navigator Widget. Isso fornece aos usuários a capacidade de personalizar a exibição de forma rápida e eficiente de acordo com o contexto do host selecionado.
Widget de histórico de itens – Este novo tipo de widget permite a exibição avançada de dados históricos de itens individuais. Ele exibe os dados em modo tabular, em layout horizontal ou vertical. Itens individuais selecionados com seus dados históricos formam colunas, enquanto o número máximo de linhas exibidas é 100. A configuração permite influenciar como novos valores serão adicionados ao widget, seja de cima para baixo, ou vice-versa. Exibir o carimbo de data/hora e definir um intervalo de tempo de dados históricos também é opcional. O maior trunfo deste widget é sua capacidade de exibir até mesmo dados binários, ou seja, capturas de tela do novo tipo de item “Navegador” (veja nossa captura de tela abaixo). O widget é compatível com os widgets Item Navigator e Host Navigator.
Disponibilidade expandida de widgets em modelos
Anteriormente, apenas os seguintes widgets podiam ser criados em modelos: Relógio, Gráfico (clássico), Protótipo de Gráfico, Valor do Item, Texto Simples, URL.
Os modelos agora suportam a criação de todos os widgets.
Zabbix Proxy em modo de alta disponibilidade
Uma inovação totalmente inovadora que a nova versão do Zabbix traz é a possibilidade de usar o Zabbix Proxy em modo de alta disponibilidade.
O cluster é executado no modo ativo-ativo e funciona não apenas para necessidades de failover/failback, mas também lida com balanceamento de carga de hosts individuais.
Para isso foi criada uma nova seção em um menu: Administration -> Proxy groups
.
Aqui você pode criar um grupo de servidores Zabbix Proxy, que então funcionarão como um cluster – em modo de alta disponibilidade.
Nas configurações do grupo proxy, você pode definir um quorum de cluster apropriado (Minimum number of proxies
) e um tempo de atraso para failover (Failover period
).
Aqui você pode ver o cluster criado (grupo proxy) com dois nós atribuídos.
Em conexão com esse recurso, as opções de configuração para hosts individuais também foram alteradas.
Estas opções agora refletem a possibilidade de monitoramento utilizando um cluster de servidores Zabbix Proxy. O Monitored by
item de configuração agora contém Server
, Proxy
e Proxy group
opções.
Esta imagem mostra o grupo Proxy recém-adicionado, mas por enquanto nenhum servidor proxy atribuído é exibido no Assigned proxy
seção.
Quando as informações sobre as novas configurações chegam ao cache de configuração de ambos os servidores Zabbix Proxy, que agora fazem parte do cluster, o Zabbix decide qual membro específico do cluster irá monitorar este host e atribui o proxy fornecido a ele.
Na imagem abaixo você pode ver o servidor proxy atribuído específico do cluster.
No Administration -> Proxies
seção, os grupos Proxy aos quais os servidores Zabbix Proxy pertencem agora estão visíveis.
Em caso de falha de um dos nós proxy, este servidor parecerá estar online até que o servidor pré-configurado Failover period
expira.
Aqui você pode ver que após um intervalo de 1 minuto o nó está no estado offline e o host monitorado agora está atribuído a um novo servidor proxy – o segundo nó no cluster.
Quando a operação do nó proxy original for retomada, ele ainda aparecerá como indisponível até que o intervalo predefinido (no nosso caso, 1 minuto) tenha passado.
Após o intervalo ter passado, vemos o servidor proxy original online novamente, mas o host monitorado ainda está atribuído ao mesmo nó no cluster.
O cluster funciona no modo ativo-ativo, portanto não há razão para mudar o host novamente no momento.
Novo item Navegador
O novo item “Navegador” utiliza Selenium como mediador para carregamento completo de páginas da web habilitadas para JavaScript. Este item possibilita a criação de cenários complexos de monitoramento, incluindo captura automática de screenshots ao final do processo. Os usuários podem salvar capturas de tela como dados binários usando itens dependentes. É necessária a instalação do Selenium como um componente independente.
Exemplo de JavaScript dentro das configurações do item do navegador.
Resultado do teste e demonstração de dados.
{
"duration": 1.004,
"performance_data": {
"details": [
{
"navigation": {
"entry_type": "navigation",
"dom_content_loaded_event_start": 462.1,
...
"connect_start": 18,
"duration": 910,
"type": "navigate"
},
"resource": {
"response_time": 5174.8,
...
"request_time": 287.7
}
}
],
"summary": {
"navigation": {
"dom_content_loading_time": 2.2,
...
"min_protocol": "http/1.1"
},
"resource": {
"response_time": 5174.8,
...
"request_time": 287.7
}
}
}
}
E abaixo você pode ver como fica em um painel com capturas de tela.
Capacidade de editar manualmente a mídia do usuário com JIT
No Zabbix versão 6.4, foi adicionada a opção de configurar autenticação usando um provedor de autenticação externo e usando JIT, mas faltavam as opções de definir parâmetros para atribuição automática de mídia do usuário, atualização de mídia ou a capacidade de qualquer ajuste manual.
Isso muda com a versão 7.0 e não apenas as mídias agora são atribuídas e atualizadas automaticamente, mas no nível do mapeamento do tipo de mídia agora podemos definir com quais parâmetros a mídia é criada.
Outra nova funcionalidade que a versão 7.0 traz nesta área é a possibilidade de modificar mídias criadas automaticamente ou adicionar novas manualmente.
O recurso nativo de autenticação de dois fatores (MFA) foi adicionado ao Zabbix
Agora, você tem a opção de utilizar a autenticação de dois fatores (MFA) com TOTP ou DUO Universal Prompt, aplicável de forma variável em diferentes grupos de usuários.
- TOTP significa ‘Senha de uso único baseada em tempo’ e é um mecanismo de senha de uso único baseado em tempo. Este mecanismo MFA gera um código temporário baseado na hora atual, aumentando a segurança, pois a senha é válida apenas por um período limitado e não pode ser reutilizada.
- O TOTP normalmente é gerado por meio de aplicativos móveis como Google Authenticator ou Authy. Os usuários exibem o código atual do aplicativo e o inserem junto com sua senha normal durante o login. Cada código é válido apenas por um curto período, geralmente de 30 segundos a alguns minutos, aumentando assim a segurança da autenticação.
- Alerta universal DUO, da Duo Security, aprimora e simplifica o processo de MFA. A MFA normalmente exige que os usuários provem sua identidade usando mais de um mecanismo de verificação para acessar sistemas e serviços protegidos.
- O Universal Prompt foi projetado para ser compatível com uma ampla variedade de dispositivos e plataformas, oferecendo amplas opções para gerenciar e definir políticas de autenticação de acordo com as necessidades organizacionais. A sua utilização aumenta significativamente a segurança geral para acesso a dados e serviços sensíveis, ao mesmo tempo que reduz as complicações associadas aos métodos tradicionais de MFA.
As configurações básicas de MFA podem ser encontradas em Usuários > Autenticação > Configurações de MFA.
As configurações de autenticação multifator (MFA) definidas na etapa anterior podem então ser aplicadas no nível do grupo de usuários.
No primeiro login de um grupo de usuários com as configurações de MFA aplicadas, o Zabbix solicita ao usuário uma verificação usando o autenticador escolhido, como o Google Authenticator. Isso conclui a configuração do MFA para o usuário individual.
Nas informações do sistema você encontrará detalhes sobre versões e atualizações disponíveis
O Zabbix 7.0 introduz um novo endpoint que permite monitorar as versões usadas atualmente tanto no lado do servidor quanto no frontend. Os usuários serão notificados sobre a disponibilidade de uma nova versão, especificamente a versão mais recente disponível e um link para as notas de lançamento relevantes. Este recurso simplifica o gerenciamento de versões e a manutenção do sistema atual. A verificação de versão pode ser desabilitada no lado do servidor, se necessário. Por padrão, a atualização de status ocorre a cada 8 horas.
Configuração avançada recolhível
As caixas de seleção, que até agora eram usadas para exibir configurações avançadas, foram substituídas por blocos dobráveis. Isso resulta em uma experiência de usuário bastante aprimorada, pois recolher esses blocos e salvar a configuração não redefine mais as opções avançadas configuradas para seus valores padrão, como acontecia ao usar caixas de seleção.
A execução global do script pode ser desativada
A execução global de scripts no servidor Zabbix pode ser desabilitada configurando EnableGlobalScripts=0
na configuração do servidor. Para novas instalações, a execução global de scripts no servidor Zabbix está desabilitada por padrão. Essa potencial desativação de scripts pode ser observada diretamente no frontend como informação.
Pesquisadores assíncronos
O “agent poller
“,“http agent pollers
” e “snmp poller
”Os processos foram substituídos por suas novas variantes assíncronas e agora são capazes de realizar múltiplas verificações ao mesmo tempo.
As versões antigas desses processos eram apenas síncronas, de modo que só podiam realizar uma única ação por vez e a maior parte do tempo era gasta aguardando uma resposta. Estas versões novas e atualizadas dos processos poller estão agora iniciando um processo paralelo adicional durante a fase de espera por uma resposta. A velocidade e a eficiência do monitoramento sofreram, portanto, uma melhoria drástica.
Esses processos podem ser configurados editando as diretivas de configuração “StartHTTPAgentPollers
“,“StartAgentPollers
” e “StartSNMPPollers
”Respectivamente.
O número de verificações simultâneas pode ser regulamentado usando a nova diretiva “MaxConcurrencyCheckPerPoller
” e é configurável até 1000.
Juntamente com essas mudanças, o builtin cURL
A função para conexões persistentes foi implementada recentemente para verificações HTTP.
Em conexão com a implementação do SNMP assíncrono, uma função para resolução de DNS assíncrona foi adicionado ao mesmo tempo.
Multithreading
Várias alterações foram feitas como parte da transição para uma arquitetura multithread:
- Adicionado um novo parâmetro de configuração:
--with-stacksize
que permite substituir o tamanho da pilha de threads padrão usado pelo sistema. - A resolução de macros do usuário foi movida do gerenciador de pré-processamento para os trabalhadores de pré-processamento.
Capacidade de executar comandos remotos em agentes ativos
A partir do Zabbix Agent versão 7.0, agora é possível executar comandos remotos em um agente rodando em modo ativo. Assim que a execução de um comando remoto for acionada por uma ação ou execução manual de script, o comando será incluído na configuração das verificações ativas e executado assim que o agente ativo o receber. Observe que agentes ativos legados ignorarão quaisquer comandos remotos incluído na configuração de verificações ativas.
Desativar ou excluir análises não descobertas usando regras de descoberta (LLD)
A nova versão do Zabbix introduz uma nova opção para evitar a exclusão ou desabilitação de testes que não são mais descobertos usando regras de descoberta dinâmica (LLD). Este recurso permite aos usuários escolher entre três opções para lidar com sondas: nunca excluí-las, excluí-las imediatamente ou excluí-las após um determinado período. Além disso, os usuários podem escolher se desejam desabilitar as investigações descobertas: novamente, eles podem escolher entre nunca, imediatamente ou após um determinado período. Um recurso interessante é a capacidade de primeiro desabilitar uma sonda e depois excluí-la após um determinado período. Essa flexibilidade permite que os usuários configurem com precisão como desejam que o sistema lide com as investigações descobertas, ajudando a otimizar o gerenciamento de recursos e a manter o sistema em um estado eficiente.
Simultaneidade na descoberta de rede
Anteriormente, cada regra de descoberta de rede era tratada por um único processo. Assim, todos os serviços de controle dentro da regra só poderiam ser executados sequencialmente.
Na nova versão, o processo de descoberta de rede foi reformulado para permitir o processamento paralelo dos serviços de inspeção. Um novo “gerente de descoberta” processo foi adicionado junto com um número configurável de “trabalhadores da descoberta”.
O número padrão de Iniciar Descobridores foi aumentado de 1 para 5 e o intervalo de 0-250 a 0-1000.
Zabbix Proxy agora usa buffer de memória
Um buffer de memória foi desenvolvido para o proxy Zabbix usado para armazenar novos dados. Esses dados são encaminhados para o servidor Zabbix sem a necessidade de acesso ao banco de dados, o que mais uma vez contribui para o aumento do desempenho geral.
Para otimizar o desempenho desta funcionalidade, é recomendado ativar o uso do buffer de memória no proxy. Isso é feito modificando a diretiva de configuração “ProxyBufferMode
”do valor“disco”(o valor padrão definido para instalações pré-existentes) para o valor recomendado“híbrido”ou o valor“memória“.
Além disso, é necessário definir o tamanho deste buffer, para o qual o “ProxyMemoryBufferSize
”O parâmetro é usado.
Se o proxy for interrompido, o buffer de memória estiver cheio ou os dados forem muito antigos, o buffer de memória no modo “híbrido” protege contra perda de dados, despejando dados não enviados no banco de dados e, em seguida, o proxy volta a usar o buffer de memória depois que todos os valores foram escritos. No modo “memória”, apenas a memória buffer será utilizada e, portanto, o desempenho é potencialmente maior, mas não há proteção contra perda de dados.
Tabelas de banco de dados separadas para Zabbix Proxies
Os registros do Zabbix Proxy foram movidos da pasta “hosts
”No banco de dados e agora está armazenado na nova“proxy
” mesa.
Além disso, os dados operacionais sobre os Zabbix Proxies (como versão, compatibilidade ou último acesso) foram movidos da pasta “host_rtdata
”Tabela e agora está armazenado na nova“proxy_rtdata
”Tabela no banco de dados.
Scripts com parâmetros
Até agora, as definições internas de script não tinham a opção de enviar um parâmetro para a entrada do script, portanto cada chamada ao script com um parâmetro específico tinha que ser definida separadamente.
Isso muda no Zabbix versão 7.0 e os scripts agora aceitam um parâmetro de entrada, então agora é suficiente definir um script específico no frontend do Zabbix e os parâmetros disponíveis podem então ser definidos usando um assistente simples com opções predefinidas (usando um menu suspenso) .
Aqui você pode ver todas as configurações disponíveis para este tipo de abordagem:
Conseqüentemente, você pode ver nas capturas de tela a seguir como todo o processo de execução do script com parâmetros definidos no “menu suspenso” ocorre diretamente no nível do host.
Outra opção agora também é a possibilidade de definir parâmetros para um script específico manualmente, e ainda com a possível (e bastante necessária) validação desses valores encaminhados já na entrada primária do script, no nível do front-end do Zabbix.
Você pode ver um exemplo das opções de configuração aqui:
A execução deste tipo de script com parâmetros fica assim:
E aqui podemos ver o resultado:
Clonagem simplificada
Na nova versão do Zabbix 7.0 LTS, o processo de clonagem de convidados, templates ou mapas foi alterado. Anteriormente, havia duas opções de clonagem, agora a opção de clonagem “simples” (Clone) desapareceu e esta função foi completamente substituída por Clone completocom todas as suas funcionalidades.
Link de documentação para cada item padrão
Cada item padrão agora possui um link direto do front-end para a página de documentação.
Relatórios em PDF de várias páginas
A função de relatórios programados agora envia um relatório que contém múltiplas páginas, mesmo assim para dashboards multipáginas.
Cada página do PDF gerado corresponde a uma página do dashboard.
Anteriormente, esse recurso estava limitado apenas à primeira página, mesmo para um painel de várias páginas.
Configurações de tempo limite por item/proxy/servidor
Outro recurso revolucionário do Zabbix 7.0 LTS é agora a possibilidade de definir o tempo limite para itens individuais.
Se necessário, é possível definir configurações personalizadas para tempos limite no próprio proxy em Administration -> Proxies
no Timeouts
aba.
O limite de tempo pode ser definido no intervalo de 1 – 600diretamente no front-end seletivamente para um item específico ou globalmente com a possibilidade de substituir essas configurações no nível do item.
Esta opção melhorará muito com o desempenho e otimização de todo o monitoramento em relação à sua infraestrutura de TI e suas capacidades, e não haverá mais a necessidade de recompilar o agente Zabbix com limites de tempo definidos manualmente, por exemplo, se você usar mais consultas SQL complexas para monitoramento de banco de dados.
Novas funções
Novas funções foram adicionadas para uso em expressões de gatilho e itens calculados:
jsonpath()
– retorna o resultado JSONPathxmlxpath()
– retorna o resultado XML XPath
Funções atualizadas
Várias funções foram atualizadas:
- As funções de agregação agora também suportam tipos não numéricos para cálculo. Isto pode ser útil, por exemplo, com o
count
ecount_foreach
funções. - O
count
ecount_foreach
funções de agregação suportam parâmetros opcionais de operador e padrão que podem ser usados para ajustar a filtragem de itens e contar apenas valores que correspondam aos critérios fornecidos. - Todas as funções foreach não incluem mais itens não suportados no cálculo.
- O
last_foreach
função, anteriormente definida para ignorar o argumento do período de tempo, agora o aceita como parâmetro opcional.
Enviando dados para o servidor Zabbix usando API
Anteriormente, o envio de dados para o servidor Zabbix era possível usando a ferramenta zabbix-sender ou implementando um protocolo de comunicação personalizado baseado em JSON.
Recentemente, agora também é possível enviar dados para o servidor Zabbix através do protocolo HTTP usando o history.push
Método API.
O recebimento de dados enviados requer uma configuração Zabbix trapper
item ou um HTTP agent
item (com trapping ativado).
Bem-sucedido history.push
As operações da API também são registradas no Reports -> Audit log
seção, e esse método também está disponível na lista de métodos da API ao configurar permissões de usuário.
Você pode ver um exemplo de uso deste método API aqui:
{
"jsonrpc": "2.0",
"method": "history.push",
"params": [
{
"itemid": 10600,
"value": 0.5,
"clock": 1690891294,
"ns": 45440940
},
],
"id": 1
}
Auditlog convertido em hipertabela em TimescaleDB
Nas novas instalações, o auditlog
tabela foi convertida em uma hipertabela no TimescaleDB para aproveitar melhor desempenho, bem como particionamento automático no prazo (7 dias por padrão).
Para atualizar com êxito as instalações existentes, você deve executar novamente o timescaledb.sql
script localizado no caminho database/postgresql antes de iniciar o servidor Zabbix.
Se o servidor Zabbix for iniciado pela primeira vez sem executar este script primeiro, uma mensagem de aviso aparecerá.
Aumento do limite de caracteres
O limite de caracteres para todos os campos de URL agora é de 2.048 caracteres, e o limite de caracteres para todos os campos de autenticação de usuário/nome de usuário e senha foi aumentado para 255 caracteres.
O suporte para o antigo tipo numérico foi eliminado
O estilo antigo de números decimais, anteriormente marcados como obsoletos, não é mais suportado porque agora são usados valores numéricos de intervalo estendido (Float64).
Oracle RDBMS obsoleto
O suporte para Oracle como banco de dados back-end foi descontinuado e espera-se que seja completamente removido em versões futuras.
Suporte removido para TimescaleDB v1
O suporte para o banco de dados TimescaleDB v1 foi marcado como obsoleto e o Zabbix versão 7.0 LTS não oferece mais suporte.
Novos modelos
- Acronis Cyber Protect Nuvem
- Explorador de custos da AWS
- AWSECS
- Balanceador de carga de aplicação AWS ELB
- Balanceador de carga de rede AWS ELB
- Gerenciamento de custos do Azure
- Check Point Firewall de Próxima Geração
- Cisco Meraki
- Cisco SD WAN
- Fortigate
- HashiCorp Nomad
- HPE iLO
- MSSQL por Zabbix Agente 2
- Louva-a-deusBT
- Próxima Nuvem
- OpenStack Nova
- Infraestrutura em Nuvem Oracle
- PostgreSQL por ODBC
- Site por navegador
- YugabyteDB
Download do Zabbix e outros links úteis
- O Zabbix 7.0 LTS pode ser baixado aqui: www.zabbix.com/download
- Aqui você pode encontrar a documentação completa da nova versão:
Como parceiros oficiais e grandes fãs da plataforma Zabbix, podemos fornecer serviços de todas as áreas de monitoramento Zabbix do mais alto nível. Se você estiver interessado em uma demonstração ao vivo das instalações do Zabbix em nossos clientes, teremos prazer em mostrar o Zabbix na prática.